sábado, julho 26, 2014

♥ Dicas para Novos Escritores ♥

Oi, pessoal!
Hoje vou falar sobre o conflito interno de muitos leitores: devo escrever ou não?
Depois de muito tempo aprendendo com suas leituras, muitos passam a criar suas próprias histórias e chegam as dúvidas de como começar, o que fazer, como publicar e essas coisas.
O MGB pediu conselho à várias autoras maravilhosas sobre como encarar de frente a novidade de ser um autor. Vamos conferir?

A primeira autora a dar o conselho foi a linda Keila Gon!
Autora do Romance Fantástico,Cores de Outono que ganha sua sequência no dia 29 de agosto, na Bienal de SP,nos conquistou por seu mundo mágico e tão próximo ao nosso! Com muito carinho, ela disse para todos os novos escritores:


"Bom... dica é sempre bom. A minha é... escreva com paixão e leia seu texto com olhar de leitor. Seja crítico e revise quantas vezes for necessário. Revisar nunca é demais!
Espero que as poucas palavras sejam úteis : ) BEIJOS"

A próxima autora a nos presentear com suas dicas é a Adriana Brazil!
Autora da série de Romance, Foi Assim que te Amei, que ganha sua sequência, Primavera de Cores. Adriana nos faz sorrir, chorar e amar cada vez mais. Ela deixa o seguinte recadinho para nós:



"Tudo na vida se aprende fazendo e escrever não seria diferente. Quanto mais se pratica, é mais um passo para a perfeição. Escreva e reescreva, apague, escreva de novo. Não tenha pressa de terminar um texto. Um site maravilhoso para todos que gostam de escrever é o Ficção em Tópicos, um manual completo para escritores profissionais e aspirantes a escritores. Super recomendo. No demais, se tiver amor no que você está fazendo, tudo flui."

Mais um talento maravilhoso que vem nos ensinar é a Bruna Camporezi.
Bruna lançou seu primeiro livro em 2012, e já está em sua segunda edição! O livro, que é cheio de encantos e fantasia, ganhou nova capa e pelas notícias vem novo livro da Bruna para Adolescentes, porém, fora da série "Os Segredos de Landara".


"Não é muito difícil encontrar uma pessoa que tenha um sonho. Já conheci várias. Entretanto, a dificuldade está em encontrar alguém que tenha coragem para parar de sonhar e assim começar a realizar esse sonho. Confie em você. Não fuja de um desafio, pois neles estão escondidas as melhores recompensas. Persista. Tenha coragem para ir mais longe, sempre respeitando as pessoas ao seu redor. Entenda que ninguém cresce sozinho, encontre pessoas para lutar com você, para te ajudar. Você vai perceber que o bom-humor tem muito poder e que nada pode ser conquistado sem amor e sem bondade. Dê um passo de cada vez, aproveitando cada momento. Todos os momentos de nossas vidas são únicos. Não os despreze. Tempere sua vida com bons livros, bons filmes, boas músicas, bons amigos e bons momentos. A inspiração pode vir de todos os lados. Aproveite! Mantenha a família perto. Muitas vezes apenas ela estará com você. Dê valor até ao simples gesto. E esforce-se para alcançar seu sonho. Acredite, sonhar é bom, mas realizá-lo é muito melhor. Escrever é simplesmente lindo. Lembre-se: Você sempre terá alguém torcendo por você."

A autora Leila Rego, que é maravilhosa, também deu o ar de sua graça!
Autora de diversos livros como: Pobre Não Tem Sorte 1 e 2, Amigas Imperfeitas e A Segunda Vez que te Amei, Leila é craque nas comédias e nos romances, com toda a experiência que adquiriu, nos dá uma dica importante!



"Bem, minha dica é basicamente um pouco do que já foi dito pelas outras escritoras. Aprendi, um pouco tarde, que devemos fazer tudo com amor. Então, o primeiro passo é se analisar e ter a certeza de que escrever é um prazer para você. Se não for, melhor nem começar. Fazer algo só porque outras pessoas estão fazendo não é o melhor caminho para as nossas decisões.
Deixo como dica a leitura do livro A Jornada do Herói de Joseph Campbell. É um livro que sempre leio quando vou começar um novo romance."

E por último e não menos importante é a maravilhosa Samanta Holtz!
Samanta sabe fazer qualquer um suspirar! Autora de O Pássaro, que ganhou uma nova capa recentemente, Quero Ser Beth Levitt e Renascer de um Outono (sem capa oficial ainda), que tem o seu lançamento marcado para o dia 23 de agosto, também na Bienal de SP, Samanta conquistou muitos leitores e fez algo muito bonito!

Samanta posta mensalmente dicas para todos os que estão pensando em escrever e publicar um livro.
As postagens estão disponíveis no site Novos Escritores, que é uma ótima pedida aos mesmos, e dão o passo-a-passo de como começar, até o fim do processo!
Os passos se encontram aqui:
Tive uma ideia... e agora?
Escrevi um livro... e agora?
Quero publicar meu livro... e agora?
Meu original foi aprovado... e agora?

Esclarecedor, não é?

Essas são algumas dicas para todos que tem essa vontade de escrever, mas estavam sem coragem, sem saber o que fazer, por onde começar, ou, até mesmo,  continuar.
Espero que tenham gostado!
Agradeço MUITO a vocês, autoras, pelas dicas e pelo carinho! Vocês sempre serão inspirações para nós!

Pessoal, sonhem, escrevam e acreditem em si mesmos, e assim vocês alcançarão!
Abraços grandes!

14 comentários:

  1. Muito legal esta iniciativa de dar dicas a novos escritores, encorajando-os. Até porque, todos começam assim, inseguros e sem certezas.
    Amei o blog, já estou seguindo aqui :) Beijos, http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha xará! Que bom que gostou do blog! Volte sempre! Beijos!!

      Excluir
  2. Beijos Mariana! Obrigada pelo apoio e incentivo aos novos escritores! eheheehh
    Keila Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a ajuda, Keila linda! Beijão!

      Excluir
  3. OOOOOOOOOOOOOI! *-* Aaah, eu estou escrevendo um livro e sei exatamente como é esse dilema de como começar, como terminar e etc., haha! Sei que essas dias serão muuuito úteis pra mim! Afinal, são de autores importantíssimas e óoooooooootimas, né? Hahaha! Gostei da Keila e concordo com ela! Temos de nos colocar no lugar de um leitor! E a Adri também! Afinal, nada é possível se não feito com amor, dedicação e vontade! Mas as palavras da Bruna são excepcionais! De verdade, me deu vontade de seguir em frente! E que, se as editoras recusarem meu trabalho, tenho de seguir em frente, independente do resultado! Caracaaaaa, eu ameeeeeeeei o post *-* ♥ Vai ajudar muita gente, pois me ajudou demais! :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sua linda! Fico tão feliz que tenha gostado! Espero ver em breve seu livro em minhas mãos! :3 Vai na fé e conta com o MGB! Estamos contigo! Beijão!

      Excluir
  4. Adorei a postagem. Certamente vai ajudar quem está começando no mundo das letras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! A intenção é ajudar mesmo! Beijão!

      Excluir
  5. Oi, queridaaa!!!

    Adoreeeei a postagem com dicas das autoras para quem quer começar a escrever :D Está enriquecedor!!

    Amei a dica de site da Adriana, a sugestão de livro da Leila (já havia ouvido falar e ainda não conferi, PRECISO!!) e as palavras da Keila e da Bruna estão liiiiindas!!!

    Obrigada por incluir aqui também minhas postagens do Novos Escritores :) Espero que ajude muitos novos autores!

    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sam, você é um tudo, né? AH! Eu que agradeço por ter participado com tanto carinho e a ideia mesmo é ajudar quem precisa! Sei que é um caminho difícil e por isso pensei em como poderia ajudar.
      Obrigada mesmo! Beijos!!!!

      Excluir
  6. Adorei as dicas,excelentes

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda, que bom que gostou!! Beijooos!

      Excluir
  7. Mas gente, que dicas mais lindas. Até me emocionei com a da Bruna. Vou dar uma olhada nas dicas da Samantha. Alias, adorei as capas dos livros, são divinas! Adorei a postagem Máh! Bom domingo!
    http://wewantdreaming.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princesa, que bom que gostou! Saudades de você! Dê uma olhada sim! São dicas maravilhosas! Mil beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita! Espero que volte logo! :3