terça-feira, outubro 22, 2013

♥ Resenha - Freud, Me Tira Dessa! ♥

Freud, Me Tira Dessa! - Laura Conrado


Livro: Freud, Me Tira Dessa!
Subtítulo: --- 
Autor: Laura Conrado
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Edição: 2
Páginas: 104

Sinopse
Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história. O livro rendeu à autora o Prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria Literatura.

Minha opinião
Antes de dizer exatamente sobre o livro, vou contar duas coisas que o envolvem.
1 - A autora fez o livro para colocar para fora uma experiência que viveu:

"Laura Conrado sentiu o conceito de transferência na pele quando se apaixonou pelo seu terapeuta. Agora, ela coloca em prática a sublimação. Em "Freud, Me Tira Dessa!", a autora se inspira em sua vivência para contar a história de uma garota que passa pelo mesmo problema.




O livro não é autobiográfico. Laura misturou outros casos femininos para compor as desventuras de Catarina, uma jovem de 20 e poucos anos que enfrenta os desafios da vida adulta, como morar sozinha, os problemas no novo emprego e uma diversidade de desastres amorosos.
'Muitas pessoas têm me procurado dizendo que também se apaixonaram ou que ainda estão apaixonadas pelo terapeuta, o livro teve esse efeito que foi muito bacana'. "
Folha de S. Paulo

2 - A autora é muuuuito simpática! Eu a conheci na bienal do livro e além de talentosa a mineirinha é cativante! Ela me apresentou suas duas obras, Freud, Me Tira Dessa! e Só Gosto de Cara Errado, que é da mesma linha, mas na versão Teen. Escolhi o Freud, Me Tira Dessa! pra conhecer a obra da mineirinha e confesso que gostei bastante.



Vamos ao livro! Cat é uma jovem com uma vida em conflito pessoal. Ela quer crescer profissionalmente, pois tem grandes planos para si mesma; quer arrumar alguém para estar com ela, um parceiro para toda a vida; e se dar bem com a família. Ela acaba de conquistar a independência ao morar sozinha na capital, deixando a família no interior, comprar o próprio carro e arrumar um emprego com boas bases para crescimento profissional.

Mas já no início do livro encontramos Cat bem melancólica, ela caba de levar um pé na bunda do "namorado" e descobre que a irmã está namorando o ex-amor de sua vida. Ela, então, surta e ,com o apoio de uma prima, ela busca terapia para se tratar. 

Ela começa o tratamento com Luiz, que é muito profissional e nunca abriu espaço para nenhuma interação pessoal, mas ainda assim, ela se fascina pelo terapeuta, talvez pelo fato de poder ser sincera e se abrir para ele.
O livro detalha bem o dia a dia de Cat. A vida dela e dos amigos, detalhando a história de cada amigo e como ela se encaixava na vida dele, e seus conflitos familiares e profissionais.
Muitos dos problemas de Cat foram oriundos de traumas de infância, mas que ao longo do livro não passam apenas de um grande mal-entendido. E o fator X que a fez procurar terapia: sua frustração de nunca conseguir um parceiro que seja fiel a ela e que no fim não a troque por outra.

Mas o interessante é como vemos a mudança e o amadurecimento da Cat ao decorrer do livro. Cat cresce muito graças à terapia. Ela passa a se abrir mais e ser mais forte(já que é bem chorona), busca se conhecer e correr atrás do que a faz feliz. Tanto que até a própria narração fica mais animada e divertida no final do livro.

O fim é bem surpreendente. Bem diferente do que imaginei. É animado, bem para cima e um incentivo a um auto-conhecimento mais profundo!
 E apesar de citar Freud no título, não é citado nada de psicologia diretamente, nem teorias de Freud. Então se você achava que ficaria chato por esse motivo, já não precisa pensar assim!

Freud, Me Tira Dessa! é um livro muito divertido que começa até meio depressivo, mas que termina te deixando com uma vontade de recomeçar o dia do zero, fazendo tudo de maneira descontraída e positiva! É uma linguagem muito fácil e tranquila. Eu recomendo sim o livro que vale para se divertir e pensar em você mesmo.


Nota 4/5

Adicione o Livro no Orelha de Livro e dê a sua nota!

4 comentários:

  1. Possa adorei a proposta do livro vou ler com certeza.
    Adoro livros divertidos.

    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah.
    Eu acho esse livro super fofo, não li ainda mas já vi muitas resenhas dizendo que ele era muito bom.
    Acho lindo a capa dele.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Gostei da história do livro, e o título combina bem. É bacana que você tenha conhecido a autora na bienal!!!
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também curti bastante esse livro!

    Mas acho que a adaptação teen deve ser mais interessante. Achei a escrita da autora ótima para esse público :)

    Beijoos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Espero que volte logo! :3